Images

Cuidados ao usar o banco pela internet

A tecnologia trouxe a possibilidade de ir ao banco por uma página na internet. Um serviço que a maioria dos bancos oferece aos clientes com segurança e pode economizar a caminhada e o tempo até uma agência bancária.

Como funciona:

• O cliente acessa a página do banco na internet e digita os dados da agência, a conta e a senha eletrônica.
• Após ter os dados confirmados, pode fazer pagamentos, transferências, ver o saldo em conta e outros serviços, dependendo do banco.
• Alguns bancos dão uma tabela de senhas (em cartão ou num aparelhinho chamado token) para os clientes fazerem transferências ou pagamentos pela internet. Este tipo de senha tem várias combinações de números diferentes, por isso é uma garantia a mais de segurança.

Vantagens de usar o banco on line

Há uma certa comodidade para quem tem internet em casa pois acessar o banco pelo site é uma forma de evitar filas e ganhar tempo. Com possibilidade de  pagar boletos ou outras contas, sem sair de casa.
O que é DDA?

Significa Débito Direto Autorizado, um sistema criado para evitar o desperdício de papel. Então, se você escolher por pagar suas contas pelo DDA, vai poder acessá-las de forma eletrônica (internet, telefone, caixa eletrônico, entre outros), sem precisar receber boletos impressos.

24 horas por dia

Uma agência bancária tem um horário de determinado de funcionamento. Na internet, é possível ver as informações da conta durante todo o dia e à noite. Pagamentos e outros serviços podem ser feitos em períodos estendidos também, dependendo do banco.

Dicas de segurança

Alguns cuidados na hora de usar a internet são muito importantes para manter a segurança do seu dinheiro. Confira algumas dicas:

- Antes de acessar o site do seu banco, confira as informações de segurança que ficam geralmente no rodapé ou links laterais;

- Evite acessar o serviço de internet do banco em lan houses, computadores comunitários ou públicos;

- Tenha certeza de que o site é confiável, veja se o site do seu banco tem certificado de segurança;
- Instale um programa antivírus em seu computador;

- Desconfie de e-mails de cobrança ou prêmios enviados supostamente pelo banco, pois podem ser vírus. Não abra e-mails de quem não conhece e cuidado com promessas duvidosas com o famoso “clique aqui”;
- Não dê sua senha para ninguém nem peça ajuda para estranhos, ligue para a central de atendimento do seu banco em caso de dúvidas;

- Ao digitar os dados no site do banco, confira se seu nome aparece corretamente; 

- Antes de fechar a página do site clique em “sair” ou “encerrar sessão”, para que você saia do site com segurança.

Fonte: Procon RJ

0 comentários: